Director: Américo Natalino de Viveiros Director Adjunto: Santos Narciso
Escolha a cor do seu tema: Skin Vermelha Skin Verde Clara Skin Azul Skin Azul Bébé Skin Amarela

Gráfica Açoreana   Diario dos Açores   Atlantico Expresso   Associanissima

Arquivos
A A A

Queijo ‘São Miguel’ é o melhor nos de cura prolongada: Queijo flamengo da UNILEITE único dos Açores a ser distinguido em feira nacional

03 Novembro 2011 [Regional]

O queijo Flamengo ‘Nova Açores, da ‘UNILEITE’, ganhou uma menção honrosa em queijo flamengo no concurso ‘Melhor Queijo’ no âmbito da FRILAC – Feira Nacional do Leite e do Bovino Leiteiro, que se realizou a 27 e 28 de Outubro último.
O queijo ‘São Miguel’, da UNILEITE, foi o vencedor em queijo de vaca com cura prolongada. As menções honrosas foram para o ‘Valeformoso’, da ‘Insulac’ e para o ‘Formoso, da UNILEITE.
Na categoria queijo de vaca, o vencedor foi o queijo ‘Navegador’ da insulac e o queijo Nova Açores (amanteigado com Alho e Salva) recebeu uma menção honrosa.
Apresentaram-se às onze categorias a concurso 141 queijos provenientes de cinquenta diferentes empresas, espalhadas pelo continente e regiões autónomas, mostrando a diversidade e qualidade da produção queijeira nacional, que se alarga bem para lá dos produtos tradicionais que ostentam as denominações de origem protegidas por regulamentação comunitária. Relativamente a 2010, os crescimentos são notáveis: mais 45% de queijos a concurso, enquanto as empresas participantes aumentaram em 35%.
Um júri composto por vinte provadores, das mais diferentes origens e com formações variadas, combinando especialistas, técnicos e consumidores, provou – de forma cega – todos os queijos apresentados a concurso, avaliando-os, de forma objectiva e independente, através de um cuidada grelha, relativamente a parâmetros como o sabor, a textura, o aroma, o odor ou o seu aspecto ao corte e revestimento exterior.
O presidente da ANIL, Pedro Pimentel, também membro do júri, destacou não só aumento dos queijos e empresas participantes, como, muito especialmente, “a evolução da qualidade dos queijos a concurso”.
Esta opinião foi corroborada por Paulo Costa Leite, da administração da AveiroExpo, que classificou este concurso como uma parceria vencedora, prestigiando a Frilac, e ”dando visibilidade a um produto simultaneamente tradicional e inovador e que tem vindo a conquistar cada vez mais consumidores”, acrescentou.
A entrega de prémios do concurso, integrada na cerimónia de encerramento daquela Feira, foi aproveitada para lançar outro evento relacionado com este produto: os Três Dias com Queijo, uma mostra dirigida a apreciadores e consumidores, que decorrerá em Vila Nova de Gaia no próximo mês de Abril. Na ocasião, e para confirmar que em equipa vencedora não se mexe, Aveiro acolherá a edição 2012 do “Melhor Queijo”, edição que apresentará como novidade a abertura de cinco novas categorias.

Versão de Impressão

Mais notícias da área Regional